2 de setembro de 2015

XV Convenção de Contabilidade do RS


Com cerca de 1.700 participantes, a XV Convenção de Contabilidade do RS, realizada entre 26 e 28 de agosto de 2015 em Bento Gonçalves, e tradicionalmente conhecida como o maior evento da classe contábil gaúcha, firma-se, agora, como um dos principais no cenário nacional. A comprovação ocorreu durante a solenidade de encerramento do evento, quando o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, em seu discurso de agradecimento, lembrou que a convenção gaúcha foi a de maior público entre todas as realizadas pelo sistema CFC/CRCs, este ano. O anúncio foi a consagração de três dias de atividade intensas, que reuniram profissionais e estudantes da área contábil de todos os cantos do Rio Grande do Sul e, também, de diversos Estados brasileiros.


Para se ter uma ideia da dimensão da Convenção, pode-se falar em números. Além dos já citados 1.700 inscritos, se for considerada a presença de acompanhantes, expositores, patrocinadores e equipes de apoio, quase 2 mil pessoas que transitaram pela Fundaparque, durante os três dias de evento. Além disso, foram mais de 50 palestrantes, painelistas e conferencistas, que levaram atualização profissional e ampliação do conhecimento aos convencionais, abordando temas extremamente atuais e relacionados aos mais diversos aspectos da sociedade – ultrapassando, assim, o escopo estrito da Contabilidade – como, por exemplo, inovação, coworking, investidor anjo, ações de prevenção e combate aos crimes financeiros e à corrupção, big data, incubadoras, gestão de negócios, entre muitos outros. Soma-se a esse total, os mais de 50 trabalhos técnicos e científicos que foram apresentados durante o evento.
Faculdade São Judas Tadeu presente na Convenção de Contabilidade


Os professores do Curso de Ciências Contábeis Márcio Schuch, Cláudio Roberto Schimitz e Marcone Hahan de Souza e a aluna Denise Nunes presentes na XV Convenção de Contabilidade do RS.

Prof. Márcio Schuch (primeiro a esquerda) participou de um dos painéis da Convenção.
Palestras durante a Convenção
Confira a seguir, o que foi abordado nos painéis e palestras do evento:

A XV Convenção de Contabilidade iniciou com a conferência magna, proferida pelo doutor em história social pela USP, Leandro Karnal, sobre o lema do evento, “O Poder da Informação em suas Mãos”.Em sua apresentação, o estudioso presenteou os participantes com um pequeno tratado sobre a força da informação na construção do conhecimento. “Atualmente, com a internet, a quantidade de informação que temos à disposição é ilimitada. Nosso grande desafio é filtrá-la e utilizá-la de forma a ampliarmos nossa capacidade de raciocínio”, destacou. Karnal aproveitou a oportunidade para traçar uma linha do tempo sobre como a capacidade de criação de conteúdo e de disseminação da informação se ampliou com o passar dos séculos. “Nos último ano, foram produzidas mais imagens fotográficas do que em toda a história da fotografia”, comentou. Por fim, ele reforçou a necessidade de fazer um bom uso da informação por meio da seleção dos dados que temos acesso no mundo de hoje.
Solenidade de abertura da XV Convenção de Contabilidade do RS: “O Poder da Informação eu suas Mãos”.
Fotos Luiz Nery/Foto Luiz

A seguir, foram convidados a participarem da mesa autoridades locais e estaduais, além de grandes expoentes da contabilidade gaúcha e brasileira.
“Inovações e Desafios do Sistema Público de Escrituração Digital” foi o tema abordado durante painel que teve a presença do supervisor nacional do Sped na Receita Federal do Brasil, Clóvis Belbute Peres; do especialista em Empreendedorismo Tributário e Inovação Fiscal, Edgar Madruga; e do diretor de Conhecimento e Tecnologia da Decision IT, Mauro Negruni.

Já o diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers, apresentou o case de sua empresa na palestra “Gestão e Sucessão em Empresas Familiares – Uma abordagem à Luz da Governança Corporativa”



O contador Paulo Cordeiro Mello, por sua vez, abordou as “Alterações no Código de Processo Civil e seus Reflexos na Atividade Pericial”


Um dos grandes momentos do evento foi o painel “Valorização Profissional – Mitos e Verdades “, que teve a participação da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugarim; do presidente do CRCRS, Antônio Palácios; e do ex-presidente do CRCRS, Rogério Rokembach.



O auditor independente, João Verner Juenemann; e o especialista em governança corporativa, Leonardo Viegas, apresentaram aos convencionais o painel “20 Anos de Governança Corporativa



Tema extremamente relevante e atual, “Investidor Anjo e Fundos de Investimento para Pequenas e Médias Empresas” foi apresentado pelo administrador Clóvis Meurer e pelo empresário Paulo Webber



O combate e a prevenção à corrupção também tiveram destaque durante a convenção. Para falar sobre “Fraudes, Crimes Financeiros e Ações de Combate à Corrupção”, foram convidados o subprocurador Regional da União, Vanir Fridriczewski; a procuradora-chefe substituta no Estado do Rio Grande do Sul, Patrícia Weber; e o juiz federal, Inezil Marinho Jr.


O pós-doutor em Tecnologia, Comunicação Digital e Ciência Cognitiva, Walter Teixeira Lima, realizou a palestra “Big Data e a Predição de Comportamento Humano.


Já a importância da “Contabilidade e a Gestão na Era da Informação” foi tratada em painel com os contadores Raul Cortepasse, Tobias Grechi e Eduardo Sarubb, e os administradores Marco Antônio Brito e Marco Antônio Brito e Sandro Coelho de Souza.



Outro grande destaque da Convenção foi o talk show “2º Fórum Mulheres Movidas por Desafios”, que teve a presença da vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues; a sócia de auditoria da KPMG no Brasil, Carla Bellangero; a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcia Alcazar; e a comunicadora Fecris Vasconcellos. Durante a apresentação, as participantes debateram a qualidade da participação feminina no setor empreendedor e os desafios que as mulheres enfrentam para ascender no mercado de trabalho atual.



“Incubadoras – Habitats de Inovação” foi outro assunto extremamente atual que foi apresentado durante a convenção pela gestora da incubadora de empresas Raiar, Flávia Cauduro; e pelo administrador de empresas Rogério Kober.



O ponto alto das atividades da quinta-feira, 27/08, segundo dia de XV Convenção de Contabilidade do RS, foi a conferência ministrada pela monja Coen Roshi, intitulada “Mentes e Emoções Controladas, Resultados Ilimitados”. Em sua exposição, a sensei lembrou da necessidade de controlarmos nossas emoções e nossa mente, a fim de conseguirmos ampliar nosso potencial de crescimento pessoal. “Pensar antes de falar, raciocinar sobre os pequenos gestos do dia a dia, refletir sobre os acontecimentos de nossas vidas, bem como respirar de modo adequado contribuem para buscarmos soluções que beneficiem o coletivo e, como consequência, nós mesmos”, sugeriu a monja.



O comunicador Marcos Piangers abordou o tema “Inovação – Uma Espiada no Futuro”.

Já a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul, Ana Maria Pellini, falou sobre “O Raciocínio Contábil: Uma Forma de Agilizar o Licenciamento Ambiental”



O auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Cláudio Morello; e o coordenador-geral do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Joaquim da Cunha Neto, trataram, em painel, do “Cruzamento de Informações sob a Ótica dos Órgãos de Controle”.


A Convenção contou, também, com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, que realizou a palestra “Governança Corporativa – O Desafio do Brasil”, na qual traçou um panorama do atual momento do país, em termos de gestão pública.


Já o especialista em coworking, Walker Massa, participou da palestra “Coworking e Economia Colaborativa: Como o Futuro do Trabalho vai Transformar Empresas e o Segmento Contábil”.


O professor Fábio Frezatti explicou como funciona a teoria de trata da aprendizagem baseada em problema, em palestra de mesmo nome.

Jorge Gerdau Johannpeter

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter falou sobre a importância na informação contábil para o mundo empresarial. Gerdau iniciou expressando a sua satisfação em participar de um evento direcionado aos profissionais da contabilidade, já que é técnico em contabilidade e a essa formação deve grande parte do seu crescimento profissional. Prosseguiu, afirmando que, em relação ao Brasil, falta uma maior clareza tributária para que o país seja mais competitivo, pois o sistema fiscal brasileiro é muito complexo.
Salientou que as informações contábeis são de extrema importância para a definição dos rumos da empresa, desenvolvimento de projetos e para ampliação dos negócios. Lembrou ainda da necessidade de transparência em todas as ações, tanto na iniciativa privada quanto pública. Mas frisou que é um processo crescente e uma longa caminhada em busca do aprimoramento. “Hoje, sem uma contabilidade bem estruturada, o empresário faz voo cego”, declarou Gerdau.
 Show de encerramento da XV Convenção de Contabilidade – Guri de Uruguaiana.
Feira de Negócios e Oportunidades 
 
Outro destaque da Convenção foi a Feira de Negócios e Oportunidades, que reuniu 60 participantes, entre expositores, patrocinadores e parceiros locais de negócios. A feira, que segundo os próprios presentes superou todas as expectativas, foi fonte de relacionamento entre os empresários e o público contábil e gerou uma série de negócios, além da prospecção de muitas outras transações futuras. Além das empresas parceiras, a feira contou, ainda, com a participação de diversas entidades da classe contábil, que realizaram um importante trabalho de aproximação institucional junto a Contadores, Técnicos em Contabilidade e estudantes. Afora isso, o espaço da feira gerou um clima propício para a ampliação das redes de relacionamento entre os convencionais.
Fonte: CRCRS, com adaptações de Marcone Hahan de Souza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário