21 de novembro de 2014

Conversa de Perto

Os Beatles e o mundo dos negócios animaram o Conversa de Perto com Gustavo Becker


Ninguém menos do que The Beatles foi o tema central da palestra de Gustavo Becker no Conversa de Perto de sexta-feira (14/11). Ele e dois acompanhantes, Gabriel Grasel e Tiago Razera, munidos de instrumentos musicais, analisaram por que a banda inglesa teve tanto sucesso e por que se desfez, além de outros aspectos. Isso tudo entremeado de canções dos Beatles executadas pelo trio e comentários associando a trajetória dos “quatro de Liverpool” a cases de empresas e práticas de gestão.
Na visão de Becker, administrador com experiência no mercado, musicalmente a banda de rock inovou, por exemplo, usando cordas - instrumentos de orquestra - em Yesterday, a canção mais tocada no mundo. Depois, tratou de não ficar na dependência de terceiros na autoria das composições e, mais tarde, montou sua própria gravadora, a Apple. O quarteto tinha a seu favor, conforme o palestrante, ambiente propício à inovação, à criação artística, e não temia ousar, nem nos costumes.
Sucesso mundial, os Beatles “invadiram” os Estados Unidos, onde uma banda nativa, Beach Boys, fazia enorme sucesso, mas se sentiu ameaçada pelos ingleses, entrou em crise e caiu em depressão. Faltou-lhe resiliência, persistência, confiança, atributos que Becker disse ser importante também nas empresas e nas equipes de trabalho.
Os Beatles, disse o palestrante, tiveram visão sistêmica, mais pela ação de Paul Mccartney, agradando aos jovens, mas também aos mais velhos. Eles mantiveram o foco, mesmo depois da separação, quando cada um empreendeu carreira solo. No final da palestra show, para mostrar que é possível fazer mais com menos, o trio interpretou a capela, sem os instrumentos, a canção Stand by me.
O coordenador dos programas de Pós-Graduação da Área de Administração, professor Takeci Nonose, deu um testemunho da força de venda dos Beatles no auge do sucesso. Rapaz, ele morava em Astorga, no Paraná, e desejava comprar o álbum Revolver, recém-lançado. Convenceu o pai a deixá-lo ir atrás do disco em Londrina, a 200 quilômetros. Chegando à loja, o estoque à venda já tinha acabado, restando apenas o LP do dono do negócio. Daí foi a vez de Nonose convencer o comerciante a vender a raridade. Conseguiu, pagou mais que o preço normal, mas retornou feliz para a sua pequena Astorga na companhia dos Beatles.
Ao agradecer pela apresentação, o professor Sergio Bavaresco, da coordenação do Pós em Ciências Contábeis, disse ter notado que trio liderado por Becker canta e fala “de dentro para fora”. O elogio certamente foi compartilhado pelo público, que se manteve no auditório e não poupou aplausos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário