9 de maio de 2012

Sped ainda é mistério para maioria das empresas

Os Sistemas Públicos de Escrituração Digital, em especial o EFD PIS/Cofins, são uma obrigatoriedade presente na rotina dos contadores e gestores. A tecnologia, que está dando um basta na papelada, exige uma nova postura do empresariado e dos profissionais.


Gilvânia Banker
A nova demanda determinada pelo fisco, como a geração de dados digitais das duas contribuições federais, o PIS e a Cofins, ainda gera dúvidas e inseguranças por parte de empresários e contadores. O técnico em contabilidade, coordenador da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RS), Ricardo Kerkhoff, entende que a principal dificuldade com relação a esses novos modelos de informação é puramente conceitual. “É uma mudança de paradigma que se constituiu durante muitas décadas, em que o empresário realizava as operações de sua empresa sem a menor preocupação com a legislação em vigor”, comenta o especialista.
O Sped Fiscal é um arquivo digital que contém um conjunto de escriturações de documentos fiscais com informações importantes para o fisco que deverá substituir outros controles. O Sped Contábil é a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital.
Nos últimos tempos, de acordo com Kerkhoff, em virtude dos novos modelos de fiscalização associados ao avanço tecnológico, as ações são cada vez mais monitoradas, planejadas, avaliadas e previstas. Ele observa que a falta de proatividade dos profissionais da contabilidade acaba prejudicando o seu próprio trabalho. “Nossa atuação precisa estar cada vez mais dentro da empresa, se fazendo presente em cada nota fiscal emitida, em cada produto novo cadastrado, em cada mudança de legislação ocorrida”, recomenda. Para ele, as novas demandas por parte do fisco estabelecem uma espécie de “divisor de águas” sobre o passado e o futuro das relações entre empresários e profissionais contábeis.
Para o advogado tributarista, sócio do Cabanellos Schuh Advogados, Rafael Nichele, as empresas ainda têm dificuldade de lidar com os Speds, pois esses sistemas representam uma novidade para a maioria dos contribuintes. Segundo ele, as instituições têm procurado investir em acompanhamentos especializados para o preenchimento das obrigações acessórias e, principalmente, a interpretação da legislação tributária antecipando-se a eventuais divergências com o fisco.
“As empresas estão inseguras”, diz o advogado. Ele acredita que os problemas poderão se iniciar, num segundo momento, quando a Receita Federal do Brasil começar a revisar os arquivos dentro do prazo de cinco anos conforme estipula a legislação. “Neste período, as instituições vão saber, efetivamente, mediante o recebimento de autos de infração, se as informações por elas transmitidas estavam incorretas”, salienta. Mas, para que não haja surpresas futuras, Nichele recomenda que os gestores busquem se especializar para que as informações prestadas sejam corretas e não gere autuações ou multas milionárias.
As dificuldades, conforme Nichele, também passam pela complexidade tributária. A legislação do PIS/Cofins não cumulativo, por exemplo, já sofreu mais de 80 alterações nos últimos meses. “É praticamente impossível os empresários acompanharem tantas alterações”.
Leia a notícia completa em: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=92951

7 de maio de 2012

Bem vindos ao Blog da Contábeis!!
É com muita satisfação que a coordenação do curso de Ciências Contábeis comunica que esta no ar o “Blog da Contábeis” !
O nosso Blog está sendo lançado com o objetivo principal de estreitar a comunicação entre a Faculdade de Ciências Contábeis da São Judas Tadeu e seus alunos, por meio deste canal de comunicação amplamente utilizado pelas instituições. Podemos citar como exemplo o próprio Conselho Regional de Contabilidade do RS que utiliza o http://crcrsnews.blogspot.com.br/, além de muitos outros Blogs voltados para a área contábil. Se realizarmos uma busca rápida no Google, vamos encontrar o http://blogsdecontabilidade.blogspot.com.br/, que apresenta quase 100 Blogs voltados para a área contábil, e entre as instituições de ensino (Universidade e Faculdades), o nosso será o único do RS!!
Como um canal direto entre a Faculdade de Contábeis e os seus alunos, vamos ganhar em agilidade, objetividade e principalmente, pretendemos gerar aqui um espaço para opiniões e discussões sobre temas relevantes da nossa área.
O “nosso” Blog, é nosso por que deverá contar com a contribuição de professores, alunos, além de profissionais que tenham atuação destacada na nossa área.
Serão postadas notícias de assuntos do momento, participação de alunos e professores em eventos, alguns artigos científicos e de opinião, além de indicações de livros e oportunidades de emprego.
Alunos e professores estão convidados a entrar nesta ideia, vamos colaborar e opinar sobre as questões da nossa profissão, e assim, estaremos ajudando a criar um ambiente mais participativo e construtivo em nossa Faculdade!

Coordenação do Curso de Ciências Contábeis
Faculdades Integradas São Judas Tadeu