14 de outubro de 2015

Ativo Imobilizado: Compro ou Alugo?*

 
 
 
Artigo de autoria de Renato Gonçalves Caram, publicado no site http://www.cienciascontabeis.com.br/ativo-imobilizado-compro-ou-alugo/.
 
 

*Por : Renato Gonçalves Caram
Site: http://www.cienciascontabeis.com.br/

Dica: Os 10 Livros que todo contabilista deveria ler!

Os 10 livros que todo contabilista deveria ler! Trata-se de livros de contabilidade de “cair o queixo” no quesito qualidade. Lá vai:
10° – Contabilidade Introdutória – Autor (a): Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Eliseu Martins, Luiz Benatti, Ramom Domingues JR, Sérgio de Iudícibus e Stephen Charles Kanitz
Escrito pela equipe de professores da FEA/USP, é um livro básico para quem está começando os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Os livros que integram o conjunto Contabilidade Introdutória (Livro-texto, Livro de Exercícios e Manual do Professor) inovam o ensino da Contabilidade no Brasil. Permanentemente revistos e atualizados, têm em vista não só sua adaptação aos modernos padrões de ensino da Contabilidade, como ainda as frequentes modificações introduzidas na legislação fiscal e societária do País. Tem uma linguagem mais clara e sem tantos termos técnicos, material básico para preparação de candidatos a concursos públicos. Eu indico para quem está nos primeiros períodos do curso, pois ele traz as noções básicas na Contabilidade, como: Campo de atuação da contabilidade, o espírito acadêmico, procedimentos contábeis básicos segundo o método das partidas dobradas, as variações do Patrimônio Líquido, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado, problemas contábeis diversos e etc.

6 de outubro de 2015

VIAGEM ACADÊMICA - Bento Gonçalves / Carlos Barbosa / Garibaldi dia 23/10

Roteiro: 

• Apresentação dos alunos às 08 horas, na porta da faculdade, em seguida iniciaremos a viagem em direção a Carlos Barbosa/RS, em ônibus especial de turismo, equipado com ar condicionado, DVD, TV, som ambiente e 01 coordenador acompanhando o grupo durante toda a viagem.





• Em Carlos Barbosa faremos visita ao varejo da Fábrica da Tramontina e à casa de queijos Fetina de Formaio; após, almoço tipo buffet, no Restaurante Fenachamp, em Garibaldi, que fica dentro do lindo parque da Fenachamp, com alimentação italiana.





• Saída para Bento Gonçalves para o Caminho de Pedra na colônia de São Pedro, conhecendo as casas dos imigrantes italianos e locais onde foram gravadas cenas do filme “O Quatrilho”.
• Visita à Vinícola Aurora assistindo a um audiovisual sobre a elaboração dos vinhos com degustação de vinhos e espumantes.




Tecnologia e Pesquisa
A preocupação com o desenvolvimento de uma tecnologia brasileira da uva e do vinho é antiga. E a Cooperativa Vinícola Aurora não tem economizado em investimentos capazes de melhorar a qualidade de sua produção.
Há muitos anos, a empresa criou um departamento onde passou a fornecer mudas a seus associados. Hoje, quando um produtor manifestar o interesse em implantar um novo varietal, são os técnicos da Aurora que opinarão sobre o tipo de vinha mais adequada para o local.
Através da análise do solo, do levantamento da predominância dos ventos, do cálculo da média de insolação e do microclima da região, decide-se qual a variedade mais adequada e capaz de obter a melhor produtividade e qualidade. 

Pesquisas
Ao lado dos Centros Tecnológicos, a Aurora mantém um departamento de pesquisa que é, na verdade, uma pequena unidade de vinificação. Nesse setor, os técnicos fazem testes anuais com enzimas e leveduras utilizadas na safra à procura de novos resultados. Os melhores, depois de aprovados na prática, são aproveitados nas unidades de elaboração e passam a integrar a qualidade final da empresa.

• Somente no final do dia começaremos nossa viagem de retorno em direção a Porto Alegre. Desembarque previsto às 21h no mesmo local de partida.

O pacote inclui:                             
- Transporte em ônibus especial de turismo;                       
-  01 Coordenador treinado;
- Visita ao Varejo da Tramontina e Casa de Queijos Fetina de Formaio;
- Almoço no Restaurante Fenachamp (não inclui bebidas);
- Visita aos Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves;
- Visita à Vinícula Aurora com degustação.

Valor: R$130,00
Parcelamento em até 3x no cartão ou a vista

1 de outubro de 2015

5 filmes que todo contabilista deve assistir


Seja no papel de mocinho ou de vilão, a sétima arte está repleta de personagens que tem como atividade profissional a prática da contabilidade. Tamanha a importância das atividades por eles desempenhadas que suas manobras podem ser usadas para o bem ou para o mal, seja para levar uma empresa ao absoluto sucesso ou até mesmo destruir grandes impérios.
Conheça os 5 filmes que todo contabilista deve assistir!

Os Intocáveis

O filme conta a história do grupo de mafiosos liderado pelo lendário Al Capone durante a época da Lei Seca nos Estados Unidos, e dos esforços empregados pela força tarefa policial a fim de capturar o mafioso e desmontar o seu esquema.
Aqui, a figura do contabilista aparece em duas situações diferentes: de um lado, o contador de Al Capone, que se vê forçado a fornecer informações sobre as atividades ilegais do mafioso e colaborar com a polícia. Do outro, o agente contador que faz parte da investigação, tendo como objetivo principal averiguar as declarações de imposto de renda de Capone e verificar se havia alguma informação financeira omitida.
Vale observar que, apesar de todos os crimes violentos cometidos por Capone e seus capangas, o líder da máfia de Chicago foi parar atrás das grades por evasão fiscal, graças ao trabalho bem feito dos contabilistas que auxiliaram a polícia federal norte-americana a capturá-lo.

Um Sonho de Liberdade

A trama narra a trajetória de Andy Dufresne, um bancário bem sucedido condenado injustamente à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e de seu amante. Durante seu tempo na penitenciária de Shawshank, Dufresne utiliza sua influência para tornar-se amigo de pessoas importantes e, em razão de sua experiência na área financeira, conquista a confiança do diretor da penitenciária e passa a ser seu contador pessoal, cuidando, inclusive, da contabilidade de seus negócios sujos. Com o poder das finanças do diretor em mãos, Dufresne se vê em uma situação confortável para limpar a conta bancária do manda-chuva da prisão e fugir rumo à liberdade.
O filme deixa bem clara a forma como a contabilidade pode ser utilizada para o bem e para o mal, convidando o profissional à reflexão sobre a importância dos documentos que lida no dia a dia e sua grande responsabilidade com suas tarefas.

Enron: os mais espertos da sala

O documentário aborda um dos maiores escândalos corporativos das últimas décadas. A Enron foi uma das maiores companhias energéticas dos Estados Unidos, localizada em Houston, Texas, e durante muito tempo foi líder em distribuição de energia (com faturamento anual que chegou a ultrapassar a casa dos US$ 100 bilhões no início dos anos 2000).
A crescente desconfiança com relação aos números da empresa levou à abertura de diversas investigações para averiguar a veracidade das demonstrações financeiras e dos altos lucros declarados. Após desfeito o esquema fraudulento envolvendo o alto escalão da Enron, a companhia entrou com pedido de concordata e levou consigo a empresa de auditoria Arthur Andersen, responsável pelas suas contas na época.
O caso Enron resultou na lei Sarbanes-Oxley, de 2002, que tem como objetivo principal assegurar a governança adequada no mundo corporativo.

Trabalho Interno

O documentário aborda de forma direta e didática o grande problema da sistematização da corrupção, a principal causa da crise financeira que atingiu todo o mundo de 2007 a 2012. A partir da contextualização da crise econômica que assolou a Islândia, o documentário evolui e leva o problema para o nível global, denotando a importância dos profissionais que lidam com setores sensíveis da economia.
A questão contábil não é o foco principal do filme, mas as noções abordadas são de extrema importância para o desempenho das atividades do contabilista de forma consciente e responsável.

Margin Call – O Dia Antes do Fim

Narra a história de um grupo de funcionários de um grande banco de investimentos de Wall Street nos dias que antecederam o estouro da crise em 2007. O filme aborda a questão da responsabilidade corporativa e da seriedade que deve ser impressa no trabalho do dia a dia do profissional de contabilidade e finanças, que lida com informações sensíveis e de alto risco, as quais devem ser analisadas minuciosamente e reportadas sempre que surgirem desconfianças.
As histórias contadas no cinema envolvem seus personagens em situações inusitadas, nas quais o papel do profissional contábil se mostra crucial para o desenvolvimento da trama, tanto para resolvê-la, quanto para complicá-la. Identifique o seu papel dentro de seu escritório e tenha sempre em mente a importância e seriedade de um trabalho bem feito.


Por Sage Brasil em 6 de março de 2015, 0