10 de fevereiro de 2015

Como se tornar um contador diferenciado

Em um mercado disputado como o de hoje, o que não falta são contadores e escritórios de contabilidade — e a disputa por clientes é acirrada. Num contexto assim, como se destacar? Como ser um contador diferenciado?

Faça com que o cliente veja em você a melhor opção sempre. Para isso, é preciso adotar bons hábitos e investir em seu conhecimento, aprimorando-se como profissional. Conheça algumas medidas que podem te ajudar a se diferenciar no cenário contábil e ganhar a atenção do mercado. Acompanhe:
Atualize seu conhecimento

Quem tem informação, tem tudo. Por isso, apenas uma graduação e um MBA não dizem nada. Continue estudando, participe de palestras e cursos, invista em novas certificações e busque aprender sempre. Um bom conhecedor das leis e processos pode trazer resultados espetaculares para uma empresa. Evolua a todo momento.
Seja proativo

Estude novas possibilidades, antecipe situações de risco e as corrija antes, não fique segurando informações apenas para você. Seja proativo. Traga soluções e não problemas. Com esse diferencial, você se fará cada vez mais necessário.
Aprenda outro idioma

Além de ser fluente em sua língua nativa, conhecer outros idiomas como o inglês e espanhol podem agregar muitas vantagens para o profissional. Hoje existem muitas negociações internacionais, o que torna essencial ter ali um contador que conheça bem os termos técnicos em outra língua. Mas é de suma importância ressaltar: antes de qualquer coisa, domine o português.
Proteja seus valores

Ética, verdade e caráter são características básicas para qualquer pessoa. Para o contador que deseja se destacar não é diferente. É preciso ter valores que norteiem a sua conduta profissional e pessoal — e não se deixar corromper.
Seja atencioso com o cliente (interno ou externo)

Conhecer o negócio do seu cliente, desde a abertura da empresa, até os planejamentos futuros, é muito importante. O contador poderá auxiliar na tomada de decisões, evitar problemas por ações mal pensadas e trazer melhores resultados para a organização. Saiba quem ele é, do que precisa, o que almeja e entenda a fundo a alma do seu negócio. Um contador envolvido se torna essencial para os processos do cliente.
Saiba trabalhar em equipe e ouvir
O contador é uma ponte que se conecta a várias áreas e depende de informações de todas elas — assim como cada uma delas precisa da orientação da contabilidade. Por isso, saiba trabalhar em equipe, entenda o lado do outro e mostre que você é um aliado, que está ali para buscar em conjunto o melhor resultado para toda a companhia.

Além disso, seja um bom ouvinte. Isso não significa que você tenha que manter-se calado no seu canto ou não se conectar com os outros. Saber ouvir é fundamental para saber o que dizer, apontando soluções certeiras e mais bem pensadas.
Trabalhe com um software atualizado
São muitas as informações e processos que passam pelo contador. Por isso, é essencial trabalhar com um sistema de gestão contábil, que dê mais agilidade e segurança ao trabalho realizado.


Fonte: Jornal Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário