18 de março de 2015

Aula Inaugural - Ciências Contábeis



Palestrante da Aula Inaugural de Ciências Contábeis prega amor à profissão

A paixão pelo ofício abraçado por cada um foi uma das lições da Aula Inaugural do curso de Ciências Contábeis na noite de segunda-feira (16/03), no auditório da Instituição Educacional São Judas Tadeu. O palestrante, o professor e auditor independente Sérgio Fioravanti, foi uma prova viva do que ele próprio pregou: alguém totalmente dedicado e entregue ao que fez durante a uma hora e meia em que falou à platéia de alunos que o assistiu.
O amor e a entrega precisam estar presentes na sala de aula, recomendou ele. Os alunos têm de aproveitar ao máximo o contato com os professores e colegas, precisam ler revistas e jornais de economia e negócios, estudar inglês, interessar-se por Administração, Direito, Economia. A formatura no curso, alertou Fioravanti, é apenas o início de uma caminhada rumo a um mercado cada vez mais exigente. E tudo correrá melhor se o novo profissional traçar um plano de carreira, de preferência ambicioso, do tipo “quero ser o melhor contador do Rio Grande do Sul”, ou algo que o valha.
Com mais 20 anos de profissão, o palestrante trouxe à tona um caso que está vivenciando como exemplo de que não há lugar para acomodação. Seu escritório de auditoria conquistou recentemente um cliente que fabrica bala de goma e por esse motivo ele está estudando tudo o que pode sobre esse produto e segmento a fim de prestar um bom serviço a quem lhe paga. Só assim conseguirá manter a empresa na sua carteira de clientes.
Para demonstrar a importância do papel do contador em uma organização, Fioravanti disse que “o dono (de um negócio) não manda na contabilidade. O registro contábil é nosso, do contador; o dono manda no negócio”. Acrescentou que o contador deve trabalhar com comprometimento, metas, ações. A figura do contador segregado dentro da empresa, por vezes mal apessoado, soterrado em papéis e “bronco” não tem vez no mercado atual. Exige-se do profissional um elevado grau de excelência no relacionamento com as pessoas.
O palestrante foi apresentado pelo professor Marcone Hahan de Souza, coordenador do curso de Ciências Contábeis. Fioravanti é especializado em finanças empresariais, tem 26 anos de experiência profissional em auditoria interna e externa; foi presidente do Ibracon - 6ª Regional (Rio Grande do Sul e Santa Catarina – gestão 2009/2011); é atual vice-presidente da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil -RS); conselheiro fiscal de empresas S.As; (indicação Bndspar; instrutor de cursos seminários internos e externos; professor de graduação e pós-graduação (Normas Internacionais de Contabilidade e Auditoria e Perícia, Controladoria e Finanças) da PUCRS desde 1998, de cursos de pós-graduação na FAPA, FACCAT e São Judas Tadeu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário