23 de junho de 2016

Acadêmicos participam de evento na Federasul

Alunos do curso de Ciências Contábeis participaram de uma palestra com Rodrigo Tellechea - Advogado e presidente do IEE sobre Arbitragem no Direito Societário - Sistema Majoritário e Direito de Recesso, nodia 17 de junho. O evento aconteceu na Câmara de Arbitragem da Federasul. Acompanhados pelo professor Maurício Farias Cardoso, os acadêmicos Ana Lídia Matheus, Cristiane Tiné da Cruz Farias, Denise da Silva Zacher, Ingrid Schmidt da Silva e Ricardo Marques Sampaio.
A atividade teve como objetivo associar dois temas relevantes abordados pela disciplina de Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem que são Resolução de Sociedade, Liquidação de Sociedade, Direito de Haveres e Mediação e Arbitragem.
Durante a palestra foram abordadas questões sobre o uso da Arbitragem no Direito Societário, relacionando-se sistema majoritário e direito de recesso. As colocações foram claras e concisas, de maneira que os alunos puderam acompanhar o debate e compreender este aspecto bastante importante que envolve o contador, que é a elaboração dos contratos e estatutos sociais e a inclusão da cláusula compromissória. 
Foi falado também da importância do contador para a mensuração do patrimônio das entidades e o cálculo dos haveres dos sócios que saem da sociedade. Conforme Cardoso, foi muito proveitoso. "Tivemos a oportunidade de usar a palavra por duas vezes, sendo a primeira para tratar da importância do contador no direito societário, principalmente em litígios que envolva patrimônio e sobre o paradoxo da vontade dos sócios em constituir sociedade e a inclusão de cláusula sobre direito de recesso do sócio".
Após a palestra, o grupo teve um bate-papo com o Dr. Eduardo Silva da Silva e a Dra. Fabiana Marques, diretor executivo e secretária executiva do CAF, que nos abordaram o que é arbitragem, como funciona, quem pode usar esse serviço,o que poder ser julgado em uma Câmara Arbitral, a cláusula compromissória, o compromisso arbitral, o papel do contador na arbitragem.
"Ambos os momentos foram ricos de informação e entendimento, os alunos saíram da atividade muito felizes por ter tido essa oportunidade, pensando na possibilidade de quem sabe futuramente serem árbitros ou até mesmo peritos contadores arbitrais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário