Patricia Sebastião Rempel
Graduanda do Curso de Ciências Contábeis
na Instituição Educacional São Judas Tadeu.
Ao
longo do tempo, as empresas do comércio, indústria e serviços cresceram e
passaram a necessitar de um maior controle contábil. Com essa procura pelos
serviços contábeis, houve um aumento no número de profissionais dessa área, que
também cresceram e hoje se tornaram empresas de serviços contábeis.
Em
função do grande número de escritórios contábeis na atualidade e da liberdade
que os profissionais da área possuem para determinar o valor dos seus
honorários, o valor cobrado de um escritório para o outro pode variar muito, o
que pode ocasionar inclusive concorrência desleal.
No
segundo semestre de 2014 foi realizada uma pesquisa com o objetivo de
demonstrar quais os critérios mais utilizados para a definição do valor de
honorários cobrados pelos serviços dos escritórios contábeis de
Cachoeirinha/RS. Para isso, foram enviados questionários via e-mail aos
empresários contábeis da região que constam na lista da Federação Nacional das
Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações
e Pesquisas (FENACON) e para alguns escritórios que não constam nesta listagem,
mas são renomados no município. Após a coleta dos dados, esses foram
demonstrados através de gráficos e tabelas e em seguida foram analisados.
O
questionário foi enviado via e-mail entre o período de 10 de Setembro de 2014 e
20 de Outubro de 2014 para as 48 empresas
contatadas por telefone. Foi solicitado que as respostas fossem enviadas também
via e-mail. A pesquisa foi respondida por 35 empresas prestadoras de serviços contábeis.
A
pesquisa realizada foi classificada como exploratória quanto aos seus
objetivos, de levantamento quanto aos procedimentos técnicos, e quanto à
abordagem do problema foi classificada como qualitativa.
A partir dos resultados da pesquisa, pode-se
concluir que, a maioria das empresas prestadoras de serviços contábeis que
possuem até 09 empregados, e grande parte das empresas que possuem de 10 a 49
empregados, utiliza como principal critério o número de empregados e o volume
de notas fiscais do cliente para determinar os seus honorários.
As
empresas respondentes com até 05 anos de fundação, e as empresas com mais de 20
anos de fundação definem os seus honorários, geralmente, com base no número de
empregados e volume de notas fiscais do cliente. As empresas que possuem entre
06 e 20 anos de fundação fixam o valor dos seus honorários, principalmente, em
função da relevância e do vulto do serviço a ser executado.
Independente da localização das empresas
pesquisadas, a maioria delas apontou o número de empregados e o volume de notas
fiscais do cliente como principal critério adotado para a definição do valor
dos honorários contábeis.
As
organizações contábeis pesquisadas que possuem sócios majoritários formados em
nível superior, em sua maioria, definem os seus honorários de acordo com o
número de empregados e volume de notas fiscais do cliente. As empresas
pesquisadas em que os seus sócios majoritários são técnicos contábeis, no
geral, optam também por definir os seus honorários em função do número de empregados
e volume de notas fiscais do cliente.
No
geral, as empresas prestadoras de serviços contábeis pesquisadas não seguem um
padrão de valor para a definição dos seus honorários, mas utilizam como
critério principal o número de empregados e o volume de notas fiscais do
cliente.
Esta
pesquisa contribuiu com as empresas de serviços contábeis do município de
Cachoeirinha/RS no sentido de servir como conhecimento dos critérios utilizado
pelos demais profissionais da área, que combinado com a pesquisa de mercado e a
experiência dos proprietários, pode resultar numa determinação de valor de
honorários mais justa e correta tanto para os clientes, como para o escritório
prestador de serviços e para os demais escritórios do município.
Sugere-se
um estudo que proponha um modelo de definição de honorários para ser implantado
nas empresas contábeis do município de Cachoeirinha/RS, podem-se levar em conta
os custos e despesas que os escritórios têm com a prestação do serviço, tendo o
detalhamento de valores a serem cobrados por cada serviço prestado, com vistas
a padronizar os valores dos serviços, reduzindo assim a desvalorização dos
profissionais da área e a concorrência desleal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário